Think Tank

Rodinei Crescêncio/Arte

Maur�cio Munhoz arte interna

O que é um Think Tank? Podemos dizer que é uma instituição dedicada a produzir e difundir conhecimentos e estratégicas políticas, econômicas ou científicas.

Os Think Tanks têm alguns diferenciais. Eu destaco o de criar instrumentos para a sociedade ser pensada de uma forma não tradicional, onde os problemas e as soluções são sempre as mesmas

Os Think Tanks têm alguns diferenciais. Eu destaco o de criar instrumentos para a sociedade ser pensada de uma forma não tradicional, onde os problemas e as soluções são sempre as mesmas. Portanto, os Think Tanks são instituições para as sociedades modernas, que clamam por soluções inovadoras para problemas antigos ou novos.

As sociedades tendem a se acomodar, e reproduzir soluções burocráticas para seus problemas. Os países que contam com a capacidade de abrigar Think Tanks se destacam e planejam soluções que ditam rumos históricos. Assim nasceu o Vale do Silício, nos Estados Unidos. Com o fomento do governo americano se vislumbrou um espaço de inovação tecnológica, que assumiu uma posição de destaque na matriz econômica mundial, e a iniciativa privada desenvolveu um modelo industrial de vanguarda.

O Brasil tem poucas instituições assim. Para não cometer injustiças, não me arrisco a descrever todas elas, apenas citar algumas, como a USP, IPEA, FGV, UNICAMP, CNC, dentre outras.

A Fecomércio de Mato Grosso tem produzido informações que o cidadão, em geral, não encontra facilmente por aí. São estudos sobre a economia e a sociedade mato-grossense, como o “Onde investir em Mato Grosso”, e o realizado com o grupo de estudo sobre economia da UNEMAT, sobre a “Informalidade e o Desemprego em Cuiabá”, além de outros.

Com informações atuais e que busquem compreender a realidade de Mato Grosso, se pode pensar em caminhos inovadores para a construção de um Estado moderno, democrático e com justiça social e, nesse sentido, a Fecomércio de Mato Grosso está lançando uma plataforma de e-commerce que incorpora todas as fases do ecossistema de comercialização, desde a compra até a entrega do produto.

Maurício Munhoz Ferraz é sociólogo, consultor, diretor de pesquisas da Fecomércio-MT e professor de economia da Unemat. Tem mestrado em sociologia, é vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil-Rússia,  membro do projeto governança metropolitana do Instituto de Pesquisa Economia Aplicada do Governo Federal (IPEA), vencedor do Prêmio Celso Furtado de economia e escreve nesta coluna com exclusividade aos sábados. E-mail: mauriciomunhozferraz@yahoo.com.br

Fonte: RDnews

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