No jornalismo praticado pela Folha, notícia e opinião não se misturam

No último dia 7 de julho, o colunista Hélio Schwartsman escreveu um texto cujo título era “Por que torço para que Bolsonaro morra”.

​A partir dessa publicação, leitores se queixaram de que a Folha desejava a morte do presidente, o que não é verdade.

No jornalismo praticado pela Folha, notícia e opinião não se misturam.

De um lado, uma ampla gama de colunistas das mais diversas formações e orientações tem toda a liberdade para expressar suas opiniões. E alguns deles divergiram dos argumentos de Schwartsman.

Do outro, uma equipe de mais de 300 jornalistas está empenhada em apurar e publicar fatos objetivos que sejam de interesse público ou que atendam à curiosidade legítima de um gigantesco leitorado. Aqui opinião não entra, a não ser que seja nas falas dos entrevistados.

Para que essa divisão entre notícia e opinião fique clara, o jornal adota a separação visual entre editoriais, colunas e blogs, de um lado, e textos noticiosos, do outro. Essa é uma regra determinada pelo Manual da Redação.

Desde 2019, os chapéus dos conteúdos com tais definições, nas plataformas digitais, são clicáveis e levam ao que cada um significa. A iniciativa integra o Trust Project (Projeto Credibilidade no Brasil), que faz o mesmo com vários jornais do mundo, como Washington Post e El Pais.

Tipos de texto no jornal

Editorial Texto não assinado que expressa a opinião da Folha.

Opinião Expressa a opinião do autor do texto.

Reportagem É o tipo de texto publicado com mais frequência. Não há opinião. Como prevê o Manual, “traz relatos fidedignos e atuais sobre fatos, pessoas, ideias e produtos relevantes”.

Análise Contextualiza um acontecimento e aprofunda a compreensão de seus diversos ângulos.

Crítica Expressa juízo de valor sobre a obra cultural comentada e destaca seus elementos positivos e negativos.

Humor Texto cômico, geralmente sobre um tema da atualidade.

Fonte: Folha de São Paulo – notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *