Flórida bate recorde com mais de 15 mil novos casos de coronavírus em um dia

A Flórida registrou aumento recorde de mais de 15 mil novos casos de Covid-19 em 24 horas neste domingo (12), um dia depois de a Walt Disney World em Orlando reabrir e de ativistas contrários ao uso de máscara realizarem uma manifestação em um restaurante próximo.

Se a Flórida fosse um país, ficaria em quarto lugar no mundo para o maior número de novos casos em um dia, atrás de EUA, Brasil e Índia, de acordo com análise da Reuters.

O aumento diário de casos no estado governado pelo republicano Ron DeSantis já ultrapassou a contagem diária mais alta de qualquer país europeu durante o ápice da pandemia por lá.

Também quebrou o recorde do Estado de Nova York de 12.847 novos casos em 10 de abril, quando era o epicentro do surto nos EUA.

A Flórida começou o desconfinamento em 4 de maio, antes de vários outros estados americanos.

O aumento recorde foi noticiado um dia depois de a Walt Disney World em Orlando reabrir com número limitado de convidados que foram recebidos com uma série de medidas de segurança.

A reabertura de dois dos parques da Disney, Magic Kingdom e Animal Kingdom, ocorre após quatro meses de fechamento devido a panemia. Os outros dois parques temáticos da gigante do entretenimento voltarão a receber visitantes a partir de quarta-feira (15).

As medidas de segurança incluem medição da temperatura na entrada, uso obrigatório de máscaras, dispensadores de álcool em gel e distanciamento de dois metros entre as pessoas nas atrações e nas lojas.

Ativistas contrários ao uso das máscaras organizaram no sábado (11) um protesto contra as determinações locais, argumentando que as medidas infringem a liberdade individual. A manifestação aconteceu em um restaurante de queijo grelhado em Windermere, a cerca de 19 km da Disney.

O restaurante, 33 & Melt, tornou-se um ponto de tensão depois de a dona, Carrie Hudson, dizer que não exigia que os clientes usassem máscaras. Nenhum cliente usava cobertura facial dentro do restaurante, que foi abordado por fiscais da vigilância sanitária.

Autoridades da Flórida determinam o uso obrigatório de máscaras em público no dia 20 de junho.

Na sexta (10), cerca de 50 hospitais no estado relataram que suas unidades de terapia intensiva estavam lotadas com pacientes de Covid-19.

As infecções por coronavírus estão aumentando em cerca de 40 estados do país, de acordo com uma análise dos casos feita pela Reuters nas duas últimas semanas, em comparação com as duas semanas anteriores.

Nacionalmente, os EUA quebraram recordes globais registrando cerca de 60 mil novos casos por dia nos últimos quatro dias seguidos. As hospitalizações e as taxas positivas de teste também estão aumentando no Arizona, na Califórnia e no Texas.

Enfrentando uma economia arrasada enquanto busca a reeleição em novembro, o presidente Donald Trump vem pressionando os estados a reabrir empresas e escolas fechadas.

Os EUA são o país mais afetado pela pandemia no mundo, com 3,2 milhões de casos e 135 mil mortes, de acordo com levantamento da universidade Johns Hopkins.

Fonte: Folha de São Paulo – mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *