Botelho define eleição da Mesa Diretora em 10 de junho e publica resolução – veja

presidente da Assembleia, Eduardo Botelho (DEM), definiu que a eleição para  Mesa Diretora para o biênio 2021-2022 será realizada no dia 10 de junho. A resolução, publicada nesta quinta, é assinada pelo próprio Botelho e pelos deputados Max Russi (PSB) e Valdir Barranco (PT), respectivamente 1º  e 2º secretários.

O prazo para registro das chapas será entre os dias 1º e 08 de junho. A resolução proíbe a inscrição de chapas incompletas, ou de deputados  que já estejam inscritos em outra chapa.

“Para concorrer à eleição da Mesa Diretora a chapa deverá requerer inscrições por escrito, em três vias, com a assinatura de todos os seus integrantes […] devendo o requerimento ser apresentado ao gestor de gabinete do presidente da mesa em exercício”, diz trecho da resolução.

A chapa para Mesa Diretora é composta por sete membros. São eles,  presidente, vice-presidente, 2º vice, 1º, 2º, 3º e 4º   secretários. O resultado da eleição será anunciado assim que a votação acabar, na sessão do dia 10.

A data pode ser alterada devido a “situações emergenciais” que possam ocorrer devido à pandemia do novo coronavírus  (Covid-19).

Mudança de data

A eleição deveria ser realizada em setembro. No entanto, a data foi alterada por Proposta de Emenda Constitucional (PEC) a pedido da deputada estadual Janaina Riva (MDB).

Ocorre que Janaina está grávida e o pleito seria realizado próximo ao nascimento de seu filho, planejado para 25 de agosto. Com isso, sua participação no processo eleitoral estaria inviabilizada.

Janaina disputa a indicação para concorrer à 1ª Secretaria com Max Russi, que pleiteia ser reeleito. Já Botelho deve ir para o terceiro mandato na Presidência da Assembleia.

fonte; rdnews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *