Biden passa à frente no estado decisivo da Geórgia

O democrata Joe Biden passou à frente do presidente Donald Trump no estado da Geórgia, ficando mais perto da vitória na corrida pela Casa Branca.

Biden assumiu a liderança na Geórgia na manhã desta sexta-feira (6), com mais de 98% dos votos no estado já computados.

Trump manteve a liderança durante a maior parte da apuração na Geórgia, e chegou a declarar vitória no estado poucas horas após o fechamento das urnas na terça-feira.

A Geórgia, um estado tradicionalmente republicano, dá direito a 16 votos no colégio eleitoral. A última vez que os democratas levaram a Geórgia nas eleições presidenciais foi em 1992, quando o estado ajudou a eleger Bill Clinton.

Caso Biden vença ali, acumulará 269 delegados, ficando a apenas um delegado da vitória no colégio eleitoral e efetivamente impedindo que Trump alcance os 270 votos necessários para garantir a reeleição.

Seguem indefinidos os estados do Arizona, Nevada, Pensilvânia, Carolina do Norte e Alasca.

Em discurso na noite de quinta, Trump acusou autoridades eleitorais em estados governados pelos democratas de estarem fraudando as eleições, mas não apresentou provas.

O republicano, que fez uma campanha marcada por ataques à credibilidade do sistema eleitoral americano, agora aciona a Justiça em diversos estados para tentar invalidar votos enviados por correio.

Fonte: Folha de São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *